Sharon Van Etten & The Attachment Theory anunciam projeto e liberam primeiro single

Sharon Van Etten & The Attachment Theory anunciam seu álbum de estreia autointitulado, que será lançado em 7 de fevereiro via Jagjaguwar, e lançam o single/vídeo principal, “Afterlife”. Sharon Van Etten & The Attachment Theory apresenta uma nova e estimulante dimensão do som e da composição de Van Etten. Pela primeira vez, o álbum foi escrito e gravado em total colaboração com sua banda – Jorge Balbi (bateria, máquinas), Devra Hoff (baixo, vocais) e Teeny Lieberson (sintetizador, piano, guitarra, vocais) – permitindo a Van Etten a liberdade que vem com o desapego. Os temas são atemporais, clássicos de Sharon, mas os sons são novos, nítidos e potentes.

Essa nova abordagem começou enquanto ensaiava no deserto para uma próxima turnê, quando Van Etten convidou sua banda para o processo criativo: “Pela primeira vez em minha vida, perguntei à banda se poderíamos apenas improvisar. Palavras que nunca saíram de minha boca – nunca! Mas adorei todos os sons que estávamos ouvindo. Eu estava curioso – o que aconteceria?” Magia, aparentemente. “Em uma hora, escrevemos duas músicas que acabaram se tornando ‘I Can’t Imagine’ e ‘Southern Life’.”

O álbum foi gravado no antigo estúdio do Eurythmics, The Church, uma combinação perfeita para a mistura mística de eletrônicos e texturas analógicas da banda. A produtora Marta Salogni (Bjork, Bon Iver, Animal Collective, Mica Levi) foi vital tanto como conectora quanto como produtora, por “seu amor por sintetizadores e senso de aventura” e sua habilidade em “abraçar a escuridão e os sons únicos que aperfeiçoamos no processo de composição”, comenta Van Etten.

Em “Afterlife”, o single principal do álbum, docemente em cascata, os sintetizadores de pipoca hipnotizam enquanto dançam em torno das palavras e da melodia: “Will you see me in the afterlife?/Will you tell me what you think it’s like/Come and tell me it’ll be alright?/Will I see you in the afterlife?” Apesar do tema pesado, ou talvez por causa dele, o som novo, quase eufórico, do The Attachment Theory é muito mais alto.

O vídeo da música, dirigido por Susu Laroche, reúne imagens da banda estreando muitas das músicas do álbum no intimista 100 Club, em Londres, durante a gravação do álbum.

Assista abaixo ao clipe de “Afterlife”:

Redação 89: