Morreu nesta quarta-feira (23), aos 79 anos, o poeta e compositor Antônio Cícero. Segundo informação divulgada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual ele fazia parte desde 2017, a morte ocorreu por meio do método de morte assistida, em Zurique, na Suíça.
Cícero foi compositor, poeta, crítico literário, filósofo e escritor. Durante sua carreira, se aventurou na composição de algumas músicas que foram imortalizadas pela voz de sua irmã, a cantora Marina Lima, Como “Fulgás” “Charme do Mundo” e “À Francesa”.
Outros grandes nomes da música nacional também fizeram sucesso com as letras de Cícero, como Lulu Santos em “O Último Romântico”, Adrian Calcanhoto em “Inverno”, Maria Bethânia em “O Lado Quente Do Ser”, entre outros.
Elepublicou diversos livros de poesia e ensaios filosóficos, com destaque para o volume de poesias “Guardar” (1996) e o livro de filosofia “O Mundo Desde o Fim” (1995), no qual discute o conceito de modernidade.
Além disso, participou ativamente de eventos e ciclos de debates sobre estética e filosofia, sendo reconhecido como uma das vozes mais sofisticadas e eruditas da cultura brasileira contemporânea.
This post was last modified on 23 de outubro de 2024 12:03