“Cada Lugar”: Fabio Luma lança canção autobiográfica sobre partidas e recomeços
A Marã Música acaba de lançar “Cada Lugar”, o novo single do cantor e compositor Fabio Luma. A faixa, profundamente autobiográfica, reflete as experiências vividas por Fabio ao longo de uma década marcada por mudanças geográficas e emocionais. Com uma sonoridade que remete ao Rhythm and Blues clássico da década de 1960, a canção foi produzida por Gustavo Arthury, cuja contribuição incluiu um solo de guitarra que, segundo o próprio Fabio, “expressou perfeitamente os sentimentos da canção”.
“Cada Lugar” aborda o impacto das cidades e das conexões humanas nas transformações pessoais de Fabio. “Há dez anos, parti de minha terra natal, Curitiba, e, desde então, vivi em uma dezena de cidades, no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Cada um desses lugares me transformou em alguma escala, através das amizades que fiz, e dos espaços que me nutriram afetivamente. Sempre os carregarei no coração: ‘fragmentos de cada lugar/ são o cimento do meu lar'”, revela Fabio sobre as inspirações para a letra.
A canção captura o contraste entre o antigo e o novo, entre o que permanece e o que muda, tanto no ambiente quanto no próprio indivíduo. “A música fala sobre como me sinto ao regressar a um lugar que já foi meu lar, e o encontro mudado, com farmácias em todas as esquinas. Porém, olhando o celular que substituiu o livro em minhas mãos, percebo que eu também me transformei desde então”, comenta Fabio.
Apesar dessas mudanças, memórias marcantes persistem: “bares de calçada que remetem a longas conversas madrugueiras, reencontros com velhos amigos que afloram saudades de tempos em que a vida parecia mais gentil”. A faixa também exprime a angústia das partidas e recomeços, quando se despedem os vínculos construídos e se abraçam as incertezas do futuro. O refrão expressa bem esse sentimento: “quase dia, amor/ é hora de ir/ a estrada aponta/ outro recomeço/ Destilar novas solidões/ na semente do pertencimento”.
Para Fabio, “Cada Lugar” carrega um forte significado emocional. “É mais uma música autobiográfica, que me emociona muito”, explica o artista. “O solo de guitarra do Gustavo expressou tão perfeitamente os sentimentos da canção que, na gravação, no instante que precede as primeiras notas, improvisei dizendo ‘me sinto meio…’ de forma reticente, permitindo que a melodia traduzisse aquelas emoções melhor que quaisquer palavras que eu poderia conhecer.”
Este é o 12º single lançado por Fabio Luma e o último antes do aguardado álbum “Lapso Lúcido”, previsto para o final do ano. O disco contará com a inédita faixa-título, dando continuidade a uma trajetória musical que tem raízes profundas em sua infância em Curitiba, quando o violão Gianinni de sua mãe o encantou e o conduziu ao mundo da música.
Após uma juventude dedicada ao rock e blues, e anos de reflexões durante suas mudanças e a pandemia, Fabio resgatou composições que refletem sua busca por conexão através da arte. “Cada Lugar” é mais uma peça desse projeto de autoconhecimento e de compartilhar emoções com o público.
Ouça no seu serviço de streaming favorito AQUI ou utilize o player abaixo: