A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) quer pesquisar variações genéticas da cannabis e pediu autorização para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
De acordo com o site do Globo Rural, a ideia é estudar e desenvolver bases científicas e tecnológicas para produzir a cannabis medicinal e industrial, bem como subsidiar políticas públicas e aspectos regulatórios.
No Brasil, há somente uma autorização para fins de ensino e pesquisa, concedida à Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de recurso judicial e administrativo.
A Embrapa entende que, para desenvolvimento do setor como um todo, é necessário estender as pesquisas para todo o território nacional, além de contemplar os diferentes segmentos de trabalho – medicinal, indústria têxtil, aproveitamento de coprodutos, entre outros.
A portaria 344 da Anvisa que está em vigor e regulamenta o plantio de Cannabis Sativa não faz, entretanto, distinção entre variedades da planta. De acordo com a normativa a cannabis sativa caracteriza-se como uma planta “que pode originar substâncias entorpecente” e, por esse motivo, o cultivo de qualquer variedade é proibido.