Um quarto dos produtores musicais está agora usando inteligência artificial (IA) em suas produções, segundo um estudo conduzido pela Tracklib, uma plataforma que fornece músicas e samples licenciados para produção musical.
A pesquisa, publicada nesta segunda-feira (08) pelo Music Business Worldwild, descobriu que essa parcela significativa dos produtores entrevistados está usando IA na criação de música, embora uma grande maioria deles (74%) a use principalmente para isolar instrumentos de uma canção.
Menos da metade desses profissionais (45%) a usa para masterização e plugins de equalização, enquanto porcentagens muito menores (21%) usam para gerar elementos a serem utilizados numa canção. Poucos deles (3%) usam a tecnologia para criar músicas inteiras.
Dos três quartos que não usam IA, uma grande maioria (82%) cita razões artísticas e criativas, enquanto 34% citam razões de qualidade, ou seja, a música de IA simplesmente não é boa o suficiente para ser aproveitada numa produção profissional.
A disposição de pagar pela tecnologia de IA foi baixa entre os mil produtores entrevistados, com quase três quartos daqueles que usam essas ferramentas optando apenas pelas gratuitas. A maior disposição a pagar foi entre os produtores “iniciantes”, embora eles também tenham forte resistência a pagar.
No geral, 70% dos entrevistados disseram esperar que a IA tenha um impacto “grande” ou “massivo” na produção musical no futuro
This post was last modified on 8 de julho de 2024 12:03