Descaso mistura rock clássico, blues e punk rock em novo EP

Redação 89

Descaso mistura rock clássico, blues e punk rock em novo EP imagem divulgação

A banda de rock blues do underground paulistano Descaso comemora, nesta sexta-feira (24), a chegada nos apps de música do novo EP Em Pleno Fim Do Mundo. Produzido por Tadeu Patolla (conhecido por suas colaborações com artistas como Charlie Brown Jr, Biquini Cavadão, Strike, entre muitos outros), o trabalho está disponível em todas as plataformas digitais pelo selo musical Marã Música.

Com seis faixas, sendo quatro já lançadas anteriormente como singles e duas inéditas, Em Pleno Fim Do Mundo é o maior marco da história profissional da Descaso até o momento, de acordo com a banda. Este EP, que sucede o álbum Descaso (2017) e Descaso no Estúdio Showlivre Ao Vivo (2022), é o primeiro trabalho consolidado em várias faixas, gravadas em estúdio profissional, produzido pela banda desde sua chegada à capital paulista, em 2019, vindos da Baixada Santista. “‘Em Pleno Fim do Mundo’ é a primeira frase dita na música de abertura, ‘Jovem Jack’, e resume a mensagem que buscamos passar”, explica a Descaso. “O EP explora a crítica social, mostrando que vivemos no ‘fim do mundo’ e sua mensagem é a de que o auge da sociedade capitalista em que vivemos é recheada de injustiças, e que precisamos lutar pela transformação social em busca de dias melhores para todos. Ao mesmo tempo, o EP passa a ideia de que, mesmo nesse cenário apocalíptico, o Rock’n Roll de atitude ainda está bem vivo no Brasil e que nosso underground boêmio é muito rico”, completam os quatro integrantes.

Mostrando sua já característica versatilidade, a Descaso conta que uma característica marcante deste EP é que nenhuma música se parece com a outra, mas todas apresentam algo em comum que reflete a essência da banda. “A música de abertura, ‘Jovem Jack’, é aquela que une de forma mais clara os diversos elementos essenciais da banda, com forte influência do rock’n roll clássico, do punk rock e do blues”, eles explicam. “Esses elementos essenciais estão presentes em todas as faixas, sendo que algumas são mais desviadas para o punk rock e hardcore (como na inédita “Revolução”) enquanto em outras predomina o blues e rockabilly (como em “Puro Rock’n Roll”)”, continuam.

As seis faixas de Em Pleno Fim Do Mundo começaram a ser compostas em 2020 e a Descaso conta que as duas primeiras faixas feitas e gravadas foram “Lute” e “No Dia em que a Razão Vencer”, que também foram as primeiras a saírem como singles individuais, em setembro de 2021 e fevereiro de 2022, respectivamente. “A composição da faixa ‘Jovem Jack’ já começou logo em seguida, assim como a releitura de ‘Onde os Sujos se Dão Bem’, ambas gravadas e lançadas como os últimos singles antes do lançamento do EP completo. Por fim, no segundo semestre de 2023, as duas faixas inéditas do EP foram gravadas: ‘Revolução’ e ‘Puro Rock’n Roll'”. Para a composição dessas músicas, a banda se isolou por dois finais de semana em um sítio próximo à capital paulista e focou na produção até saírem as primeiras versões que foram apresentadas para o produtor Tadeu Patolla. “‘Inclusive, Puro Rock’n Roll’ conta com a participação do Tadeu na guitarra. Este feat é um dos pontos mais marcantes do EP, pois sua guitarra com os slides e toda a sua experiência deu a cara ‘retrô’ que buscávamos nessa música”, comemora a Descaso.

Mesmo já tendo tido uma resposta positiva do público às faixas do EP que já foram lançadas individualmente, nada se compara à importância e a expectativa para o lançamento deste trabalho completo que vem sendo preparado desde 2020. “Este EP sintetiza toda a evolução da Descaso nestes últimos quatro anos. Sem dúvida, ouvir o EP completo é a primeira tarefa que esperamos dos roqueiros de plantão que querem conhecer a banda por inteiro e entender a nossa proposta. Em uma época em que o rock nacional já não é mais tão incentivado como antigamente, esperamos que esse novo EP possa ao menos contribuir para atiçar a esperança do roqueiro brasileiro que anda em busca de novos bons sons nacionais”.

Ouça o álbum na íntegra AQUI ou utilize o player abaixo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/radiorock/podcastbeta/wp-includes/script-loader.php on line 2876