A inteligência artificial (IA) ficou associada neste ano com bizarrices no mundo da música. Mas há quem diga que a nova tecnologia surgiu para ajudar os profissionais do setor. E um bom exemplo acaba de chegar da América Central.
A ADA Latin, selo ligado à Warner Music, lançou um novo single intitulado “Volveré”, de José Capmany, um dos fundadores do Café con Leche, uma das bandas de rock mais populares da América Central no final da década de 1980 e descrito como o “Pai do Rock” costarriquenho. Ele faleceu tragicamente em um acidente rodoviário em 2001, aos 40 anos. Mas agora teve sua voz recriada para um dueto emocionante com seu filho Pedro Capmany, que sonhava gravar uma música com seu pai rock star.
A ponte entre a vida e a morte por meio da IA foi feita pelo estúdio chileno Sonidos Inmersivos, que usou a tecnologia para analisar cada entonação, inflexão, idiossincrasia linguística e todas as peculiaridades da voz de José Capmany.
Robert Kyncl, CEO da Warner Music, explicou ao Hollywood Reporter que a IA modelou cuidadosamente a voz do cantor falecido para atender às necessidades descritas pelo produtor musical e à qualidade exigida pelos fãs de José. Kyncl enfatizou: “Com a estrutura certa em vigor, a IA permitirá que os fãs prestem aos seus heróis o elogio final por meio de um novo nível de conteúdo orientado, incluindo novas versões e mash-ups”. Ele deixou claro que a voz e o legado dos artistas devem ser respeitados e preservados. Talvez, a IA seja uma nova forma de preservar esse legado.
Embora “Volveré” represente um dos projetos mais inovadores da indústria da música por IA, ela também abre uma caixa de Pandora de dilemas éticos. Onde está a linha traçada entre honrar o legado de um artista e explorá-lo para obter ganhos comerciais? Uma questão que, talvez, somente o tempo poderá responder.
Confira abaixo o dueto feito por IA entre José Capmany e seu filho Pedro Capmany:
This post was last modified on 17 de agosto de 2023 12:03