75% dos músicos perdem dinheiro promovendo suas músicas, diz pesquisa
Uma nova pesquisa revelada nesta terça-feira (02) pela Pirate.Com apontou que 75% dos músicos estão tendo prejuízo ao lançar seus trabalhos. Num levantamento com mais de 1000 músicos dos estúdios de gravação do Reino Unido e dos EUA, verificou-se que três quartos dos entrevistados estavam sem dinheiro devido ao gasto elevado para promover seus lançamentos.
Por conta da perda, o estudo relata que mais da metade tomou a decisão de limitar suas publicações nas redes sociais para lidar com a situação. Os dados dizem ainda que 91% dos entrevistados promovem suas músicas de forma independente, com 75% gastando mais dinheiro do que ganham com fluxos de receita musical.
Há também informações relevantes sobre a produção de vídeos para promover as novas canções: 56% dos artistas disseram que criariam visualizers para promover seu próximo lançamento, enquanto 76% planejam fazer videoclipes.
Dan Davis, coordenador da Pirate.Com, sugere que a popularidade dos vídeos entre os músicos pode ser atribuída à simples oferta e demanda: “As plataformas e o público têm um apetite aparentemente insaciável por visuais curtos na era das redes sociais, e os artistas que não promovem suas músicas nessas redes perdem grandes oportunidades”.
Ele acrescenta: “Fazer música na era das redes sociais significa se mostrar constantemente a apostar em novas tendências promocionais. No entanto, fazer conteúdo raramente é gratuito e novas fontes de receita para artistas não estão surgindo na mesma taxa que as novas tendências”.
De acordo com o estudo da Pirate.Com, o Instagram é a redes social preferida dos músicos, com 88% da preferência, seguido do YouTube com 69%, Facebook com 58% e TikTok 42%.