Estudo mostra que uma música tem 5 segundos para fisgar o ouvinte no streaming

Redação 89

Estudo mostra que uma música tem 5 segundos para fisgar o ouvinte no streaming imagem divulgação

Se você é compositor e está criando uma nova música, aqui vai um conselho: entre logo no refrão! Um estudo feito pelo departamento de psicologia da Universidade de Nova York provou que o ouvinte médio precisa ficar impressionado com uma música imediatamente, antes que seu cérebro recomende para pular para a próxima faixa.

Os pesquisadores selecionaram 250 músicas de diferentes gêneros, como Elvis Presley, Michel Jackson, Sex Pistols, Mozart… Então, tocaram essas canções para 650 ouvintes que deveriam, a qualquer tempo, classificar cada uma delas, como péssima, boa, muito boa, excelente, etc.

O curioso é que a pesquisa descobriu que normalmente as pessoas sabiam se gostavam ou não de uma música dentro de 5 breves segundos de audição. “Ninguém pensou que poderia ser um tempo tão curto”, disseram os coordenadores do estudo.

A análise observou que a primeira impressão da música também resultou numa impressão duradoura da faixa, já que quando as pessoas gostavam dos primeiros momentos, sua opinião não mudava ao serem expostas ao conteúdo completo da faixa.

Outra observação importante é que quando as pessoas foram obrigadas a ouvir faixas na íntegra, os resultados negativos foram menores. Ou seja, o estudo sugere que um artista é mais propenso a ganhar fãs se sua música tocar no rádio, na televisão ou em outra plataforma em que o ouvinte não possa fugir rapidamente dela. Outra discussão aberta a partir desses dados é se a descoberta de músicas pode ser comprometida com os serviços de streaming.



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