SXSW 2023: New Order abre o festival de música em Austin com show histórico

Por Rogéria Vianna, de Austin, Texas

A banda pioneira da música eletrônica New Order foi a principal atração da noite de abertura do festival de música do SXSW 2023, dia 13 de março.

Poucos minutos antes do show, o prefeito da cidade de origem da banda, Andy Burnham, os apresentou como “a melhor banda de Manchester”. Burnham também anunciou o lançamento de “Beyond the Music”, festival que acontecerá em outubro na cidade inglesa. Serão quatro dias de música ao vivo com novos e consagrados artistas de todo o mundo, conferências explorando o passado, o presente e o futuro, além do Summit, identificando o futuro da música dentro da nova economia cultural.

Depois da introdução, a banda tomou o palco no meio de nuvens fumaça e jogos de luzes, enquanto um grande telão ao fundo exibia imagens vibrantes e grafismos coloridos.

“É bom trazer um pouco de Manchester para o muito do Texas”, disse o vocalista Bernard Sumner no palco do ACL Live ao começar a cantar “Crystal” do álbum de 2001 Get Ready. A plateia lotada com público de todas as idades prova que o som a banda atravessa gerações. O show, que durou cerca de uma hora e 40 minutos, foi uma experiência sensorial proporcionada pela batida da bateria eletrônica e sintetizadores.

Foi um prazer ver os membros originais reunidos, com exceção do baixista Peter Hook que saiu do grupo depois de uma briga feia que culminou em um processo por royalties em 2016 e foi substituído por Tom Chapman. Sumner parecia empolgado, arriscando até uns movimentos de dança em alguns momentos.

A partir daí foi uma viagem eletrônica pela discografia da banda que levou o público ao delírio, especialmente com os clássicos que eram acompanhados em coro. A emoção tomou conta desde os primeiros acordes dos hits “Bizarre Love Triangle”, “True Faith” e “Blue Monday”, que fechou o set principal em clima de nostalgia.

Ao deixar o palco, Sumner já deu a deixa para o bis anunciando “tecnicamente, essa é a última música”. Ao retornarem minutos depois, a multidão mal sabia o que vinha por ali: um bis em homenagem à banda Joy Division. O telão ao fundo exibia uma foto do vocalista Ian Curtis – que cometeu suicídio dias antes do lançamento do segundo álbum do grupo, o que fez com que os outros integrantes seguissem como New Order – enquanto tocaram versões de “Atmosphere” e “Transmission”. O encerramento foi de arrepiar, com a casa inteira cantando “Love Will Tear Us Apart” e no telão a frase “Forever Joy Division”.

Nada mais justo do que ter New Order como atração em um festival que fala de futuro. Afinal, é uma banda que sempre esteve à frente do seu tempo, com um som que abriu caminho para muitos artistas e segue atual até hoje, geração após geração. Que sorte a nossa.


Fotos e vídeos: Rogéria Vianna

This post was last modified on 14 de março de 2023 12:03

Redação 89: