Water From Your Eyes anuncia novo álbum; veja clipe do single “Barley”
A vida é, agora, terrivelmente obscura. E, no entanto, não é sem graça. Esse é o sentimento que anima Water From Your Eyes em seu novo álbum, e primeiro pela Matador Records, Everyone’s Crushed, previsto para 26 de maio (AQUI).
Rachel Brown e Nate Amos combinam brincadeira e o fatalismo em um ritmo frenético e versos absurdos para transmitir histórias sobre o mal-estar pessoal e social. Descrito por Brown como o álbum mais colaborativo de Water From Your Eyes de todos os tempos: música pop experimental que é bonita e violenta e crua.
O primeiro single desse novo trabalho é “Barley”, um experimento de colagem de sons rítmicos inspirados na clássica moderno, no rock clássico e na dance music”, como diz a banda. “As letras sugerem repetidas tentativas inúteis de alcançar o inatingível e aludem a Sting e Sonic Youth. O vídeo reflete esses conceitos em escopo, textura e variedade – justapondo sentimentos de aprisionamento e capitalismo em estágio avançado contra o senso de liberdade inerente à vasta paisagem americana. Apesar de toda essa besteira inebriante, a música é, em sua essência, divertida”.
Everyone’s Crushed é permeado por uma tensão não resolvida, com nove faixas se recusando a buscar finais resolutos ou se ater a estruturas tradicionais. Muitas canções foram escritas usando serialismo e microtonalismo e, às vezes, evocam os movimentos pop futuristas do compositor japonês Haruomi Hosono e o brutalismo de Glenn Branca. “Barley” é uma faixa de dance-rock sequenciada em tonalidade alienígena, com transmissões distorcidas de Brown (“One two three/Counter/You’re a cool thing count mountains”) sobre uma cama de guitarras. “14” se inclina para o clássico contemporâneo, com cortinas de cordas desafinadas sobrepostas, que Nate descreve como algo saído de um filme de terror: “Estou pronto para vomitar você”.
Water From Your Eyes ainda possui uma qualidade com quê de shitpost. Everyone’s Crushedconsegue fazer referência ao rock clássico duas vezes – primeiro, em “Barley”, quando Brown acidentalmente invoca Sting com a letra “walk in fields of gold”, e novamente em “True Life”, quando eles cantam: “Neil let me sing your song/It’s been this way for so long/Give me another chance.” Essas não eram as letras originais da música – Brown e Amos inicialmente queriam interpolar a ponte para “Cinnamon Girl” – mas este é um meta-compromisso típico para a dupla, uma maneira de transformar “True Life” em uma música sobre como escrever a música.
Confira abaixo o videoclipe de “Barley” dirigido por Rachel Brown: