Um novo livro em homenagem a Mark Lanegan, falecido vocalista do Screaming Trees, revelou que o ícone grunge coescreveu “Something In The Way”, faixa do antológico álbum de 1991 Nevermind, do Nirvana.
A publicação intitulada Lanegan, do autor Greg Prato, apresenta mais de 20 novas entrevistas com colaboradores, amigos e admiradores do cantor, que faleceu em 22 de fevereiro do ano passado, aos 57 anos.
Além do sucesso influente que teve com o Screaming Trees, Lanegan colaborou em uma série de discos de outros artistas e era amigo íntimo de Kurt Cobain.
No livro de Prato, Nick Oliveri, ex-baixista do Queens of the Stone Age, revela que Lanegan e Cobain muitas vezes colaboraram um com o outro sem serem creditados e que o vocal do Screaming Trees ajudou a escrever a letra de “Something In The Way”.
Oliveri diz: “Mark disse que escreveu algumas letras com Kurt em ‘Nevermind’. Mas Kurt havia tocado em algumas das coisas solo de Mark, como ‘The Winding Sheet’ [seu primeiro disco solo de 1990]. Então, em vez de serem pagos, eles apenas fizeram essa coisa em que, ‘Ei, cara, eu adicionei uma frase na sua música e você adicionou uma na minha música e fica por isso mesmo… Mal sabia Mark, que se ele tivesse seu nome creditado em ‘Something In The Way’ em ‘Nevermind’, teria muito dinheiro. Lembro-me dele lamentando si mesmo sobre isso – ‘Se eu tivesse essa publicação de Something In The Way…'”.
O livro de Prato também apresenta entrevistas com Gary Lee Conner, do Screaming Trees, Kim Thayil, do Soundgarden, e o ex-baterista do Nirvana, Chad Channing, entre outros.