Gilla Band lança single “Sports Day”, veja clipe
Gilla Band, da Irlanda, acaba de compartilhar um novo single e vídeo, “Sports Day”, para coincidir com uma extensa turnê na América do Norte e o anúncio de novas datas no Reino Unido e na UE. Seu novo álbum inovador, Most Normal, que teve destaque nas listas de álbuns do ano no Fader, The Guardian, Pitchfork e Irish Times, foi lançado pela Rough Trade Records. O vídeo de “Post Ryan” e os single “Backwash” e “Eight Fivers”, que tiveram vídeos dirigidos e animados por Mortis Studios.
O vocalista Dara Kiely explica seu pensamento por trás da letra da música: “Sports Day é sobre anunciar fatos embaraçosos (felizmente por meio de um microfone com distorção). Mentiras estranhas que você contou quando criança, habilidades ruins nas quais você pensou que era bom e falas repetitivas que você ainda traz para as mesmas pessoas. O assunto contém: eu com 12 anos e aceitando ser uma merda no futebol e nunca seria um profissional. Em uma idade semelhante, tendo essa rotina peculiar em que eu costumava dar boa noite às minhas medalhas do dia esportivo (inclusive beijar minhas medalhas de participação) antes de ir para a cama. Essencialmente, estar estranhamente orgulhoso de minhas conquistas de simplesmente aparecer. Vinculando esse sentimento de profundidade aos dias modernos na forma de não saber como ligar o PA (ou qualquer equipamento de música relacionado a esse assunto). Também admirava secretamente as novelas enquanto falava constantemente sobre os Beatles para quem quisesse ouvir.”
Para seu primeiro álbum como Gilla Band, o quarteto redesenhou seu próprio paradigma. Most Normal é como o pouco que você já ouviu antes, um espectro caleidoscópico colocado a serviço de músicas pop, passeios de montanha-russa avant-punk e passagens de niilismo futurista.
O grupo também caiu no feitiço do hip-hop moderno, “onde há uma produção muito pesada e eles estão mexendo com a faixa o tempo todo”, diz o baixista Daniel Fox. “Parecia um caminho divertido para seguir, foi uma influência definitiva.”
O fio comum que mantém as ambiciosas formas avant-pop do Most Normal juntas é a vocalista Dara Kiely. O tempo todo, ele é uma presença antagônica e excêntrica balbuciando sobre sujar peixes com lubrificante, vestir-se em sacos de lixo ou ter que usar jeans de segunda mão:
Most Normal é o terceiro álbum da banda; autoproduzido e gravado e mixado por Daniel Fox da banda no Sonic Studios e seu local de ensaio.