“Pedro Bial lança música “Everybody’s Free (Um novo filtro)”
Quase 20 anos depois de interpretar ‘Filtro Solar’, canção lançada em 2003, Pedro Bial lança, “Everybody’s Free (Um novo filtro)”‘, uma nova versão do clássico que marcou uma geração, desta vez composta por ele. Com letra inédita, a nova música preserva a mesma inspiração da original: o cuidado com o outro e consigo mesmo. O lançamento de ‘Um Novo Filtro’ é uma realização da Suba MSK. A faixa está disponível nas plataformas de streaming (AQUI).
“Há 20 anos, quando produzimos ‘Filtro Solar’, aquela mensagem ter viralizado nos mostrou uma demanda muito grande por este tipo de reflexão. ‘Filtro Solar’ virou uma metáfora de nossos anseios e, principalmente, nossos cuidados. Era sobre como viver nossos desejos sem descuidar de nosso futuro, de nossa preservação e de quem nós amamos. Hoje, experimentamos uma renovação daquele pensamento. Por isso lançamos esta canção. Aquela demanda percebida há 20 anos permanece hoje, em um quadro ainda mais complexo que se tornou a vida digital. Agora, chamamos para conversar e pensar de novo, cuidar sempre, se encontrar na beleza e na raridade que é ouvir o outro e isso nos completar. A mensagem volta 20 anos depois, ao mesmo tempo renovada e eterna”, afirma Bial.
Logo nos primeiros versos da canção, Bial nos dá uma pista de que, sim, os votos por autocuidado são renovados na nova música: “Senhoras e Senhores / Cuidem-se / A gente já sabe tudo o que querem dizer duas palavrinhas: ‘filtro solar… nunca deixem de usar’ / “Nunca deixem de… cuidar”. E o autor prossegue: “Se eu pudesse dizer só uma coisa pra vocês, seria: cuidado / O cuidado é uma flor frágil, mas vira árvore com o tempo, traz frutos, sombra, outras flores”.
No single, enquanto faz uma ode ao autocuidado, repleta de mensagens de esperança, a voz e os versos de Bial ganham a companhia de uma serena melodia, com presença marcante de batidas eletrônicas. A faixa foi gravada no segundo semestre de 2022, nos estúdios da produtora Comando S, em São Paulo.
“Filtro Solar”, de Pedro Bial, é uma adaptação da música original de palavra falada do cineasta Baz Lurhmann, lançada em 1998 no seu álbum Something for Everybody, na qual o dublador Lee Perry narra um texto sobre autocuidado, originalmente publicado pela jornalista Mary Schmich em 1997 no Chicago Tribune e que se tornou viral compartilhado por e-mail. A narração aparece em cima da base de um remix da canção “Everybody Free”, da cantora Rozalla, cantada por Quindon Tarver. Confira a versão de Bial de 2003 AQUI e o vídeo de Lurhman com legenda no player abaixo: