Pink Floyd: clássico “Pigs” ganha versão ao violão de Luiz Caldas
“Pigs (Three Different Ones)” é um dos maiores clássicos do Pink Floyd. Lançada como faixa do álbum Animals, de 1977, representa uma das três partes na qual esse trabalho está divido: “Dogs”, “Pigs” e “Sheep”.
No caso de “Pigs”, os porcos representam as pessoas que o compositor Roger Waters considera estar no topo da sociedade capitalista, aqueles com riqueza e que com seu poder manipulam os demais.
Embora o conceito de Animals seja sua marca registrada, a complexidade na criação musical é algo que chama muito a atenção neste trabalho. Quem analisou profundamente os arranjos de “Pigs” foi o multi-instrumentista brasileiro Luiz Caldas, conhecido por ter sido precursor do axé-music nos anos 1980, mas com alguns trabalhos lançados nos quais explora as riquezas do universo do rock.
“Eu fiz essa releitura da musica ‘Pigs’, do Pink Floyd, obra que carrega um grau altíssimo de dificuldade de execução em só um instrumento, aqui no meu caso o violão, pois passar toda a riqueza do arranjo original com o baixo solando, teclado solando, guitarras solando e bateria dando o swuing da balada, é muito complicado, então eu tive que sintetizar as informações e fazer adaptações pra que fosse possível tocar quase todas as partes ao mesmo tempo.”, diz Luiz sobre sua performance, que pode ser conferida no player abaixo: