Mike Shinoda, rapper cofundador do Linkin Park, abordou em uma série de tuítes a pressão da indústria sobre os artistas para criar conteúdo “envolvente” exclusivos de redes sociais.
“Estou cansado de ouvir músicos serem informados de que não estão investindo energia suficiente em conteúdo de mídia social. Todo artista com quem falo agora tem esse sentimento. Eles dizem que estão gastando muito tempo fazendo pequenos vídeos para promover suas carreiras, mas gostariam de gastar mais tempo compondo e tocando”, disse ele no Twitter (via LouderSound.Com).
Em seu desabafo, Shinoda acrescentou: “Como é que um jovem artista pode ter tempo suficiente para se aprimorar em seu ofício quando precisa alimentar todos esses canais de conteúdo? O tempo que eles passaram gerando ‘conteúdo’ entorpecente para a mente pode ter sido às custas da melhor música que eles nunca escreveram”.
A posição de Shinoda é compartilhada por vários outros artistas que não se sentem confortáveis em produzir material descartável para redes sociais. Quem causou mais reverberação com esse tipo de queixa foi a cantora Halsey, que publicou no último fim de semana um vídeo no qual diz que sua gravadora não vai deixá-la lançar uma música que ela ama até que tenha uma repercussão viral no TikTok. Apesar de a cantora vender 165 milhões de discos, a suposta diretiva da empresa foi imposta. Halsey diz em sua publicação: “Tudo é marketing. E eles estão fazendo isso com basicamente todos os artistas hoje em dia”.
@halseyI’m tired♬ original sound – Halsey
This post was last modified on 25 de maio de 2022 12:03