Fotos comoventes mostram ucranianos fugindo da guerra ao lado de seus animais de estimação
À medida que centenas de milhares de ucranianos fogem de seu país por causa da guerra, muitos se recusam a sair sem seus animais de estimação ao seu lado. Através das redes sociais, surgiram fotos de pessoas e seus animais tentando travessias incertas na fronteira ou se amontoando em abrigos antibombas e estações de metrô.
De acordo com relatórios recentes, Polônia, Romênia e Eslováquia estão permitindo que os ucranianos levem animais de estimação através das fronteiras sem documentos veterinários. No entanto, ainda há muitos animais na Ucrânia que precisam de comida, remédios e cuidados.
Ukrainians fleeing with their pets 🐾 pic.twitter.com/hdTSPQAcNh
— Deborah Von Brod (@DeborahVonBrod) February 24, 2022
Humans deserve better
Dogs deserve betterPutin did this to Ukraine. Pray for Ukraine 🙏 pic.twitter.com/Lg4Fq191hP
— NUNGUA BURNA ( FACTOS RONALDO ) (@viewsdey) February 25, 2022
De acordo com a Newsweek, há cerca de 50.000 animais perdidos nas ruas de toda a Ucrânia. Muitos abrigos em todo o país trabalham para resgatar e abrigar os animais, e colocá-los para adoção.
Nastya Aboliesheva, que trabalha para o abrigo de cães e gatos Happy Paw, com sede em Kiev, disse à publicação americana que, no momento, a situação nos abrigos em toda a Ucrânia é estável, mas o fornecimento de alimentos continua sendo o maior problema.
“De acordo com nossos dados, todos os animais estão vivos e têm comida há alguns dias. Mas nenhum serviço de entrega quer trazer comida — esse é o maior problema até agora. Portanto, estamos todos em espera [e esperamos] retomar nosso trabalho o mais rápido possível”, disse Aboliesheva.