Morre Mark Lanegan, vocalista do Screaming Trees e pioneiro do movimento grunge
Mark Lanegan, líder do Screaming Trees e um dos maiores nomes do movimento grunge da década de 1990, morreu na manhã desta terça-feira (22) aos 57 anos.
A informação foi divulgada pelo perfil de Lanegan no Twitter. “Nosso amado amigo Mark Lanegan faleceu esta manhã em sua casa em Killarney, Irlanda”, diz um comunicado. “Ele deixa sua esposa Shelley e nenhuma outra informação está disponível no momento. Pedimos, por favor, que respeitem a privacidade da família”, acrescenta o texto.
Ao longo de sua carreira, Lanegan tornou-se ícone do movimento grunge e ao lado do Screaming Trees, ajudou a moldar o rock pesado para o gosto do grande público global.
O Screaming Trees foi formado em 1985 nos arredores de Seattle e embora nunca tenha sido tão popular comercialmente como Nirvana, Pearl Jam ou Alice in Chains, o grupo influenciou toda a cena grunge e há quem diga que o movimento não seria tão forte sem a colaboração do grupo.
Com uma mistura inédita de psych-rock, hard rock e até mesmo pegadas de folk em seus oito álbuns de estúdio, o Screaming Trees se tornou uma espécie de guia para toda e qualquer banda que se lançasse ao mercado no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. A voz sombria e ao mesmo tempo virtuosa de Lanegan caracterizou-se como a assinatura da banda em discos clássicos como Sweet Oblivion de 1992 e Dusk de 1996, que são considerados hoje verdadeiras obras-primas do grunge.
Nossos sentimentos à família.
Our beloved friend Mark Lanegan passed away this morning at his home in Killarney, Ireland. A beloved singer, songwriter, author and musician he was 57 and is survived by his wife Shelley. No other information is available at this time. We ask Please respect the family privacy
— mark lanegan (@marklanegan) February 22, 2022