São Paulo exigirá “passaporte de vacina” em eventos com mais de 500 pessoas
A partir desta próxima quarta-feira, dia 1º de setembro, eventos com mais de 500 pessoas na cidade de São Paulo terão de exigir a comprovação de vacinação com ao menos uma dose de um imunizante contra a covid-19 para todas as pessoas na entrada desses locais.
De acordo com o site da prefeitura da capital, os serviços pertencentes ao setor de eventos, como shows, feiras, congressos e jogos, deverão solicitar o chamado “passaporte de vacina” do cidadão. Para obter esse comprovante digital, é necessário que a pessoa entre na loja de compras do celular, baixe o e-Saúde SP de forma gratuita, aceite os termos de uso e faça um cadastro com CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail e telefone.
Com as opções já existentes no aplicativo, haverá um ícone chamado “Passaporte da Vacina”. Neste local, o usuário terá acesso à vacinação realizada contra a covid-19 e a um QR Code. Com este código, os locais de eventos terão acesso ao registro de vacinas do munícipe, que deverá ter ao menos uma dose para acesso aos locais. O mesmo cadastro poderá ser feito através da Plataforma da Saúde Paulistana.
A prefeitura ressalta que a comprovação da condição vacinal também poderá ser realizada pelo registro físico, mediante apresentação do comprovante de vacinação, ou de forma digital disponível nas plataformas VaciVida e ConectSUS.
“O novo recurso é digital e irá auxiliar os organizadores de eventos da cidade a comprovar que os munícipes tenham se vacinado com pelo menos uma dose do imunizante anticovid”, diz o site da prefeitura, que acrescenta: “a gestão municipal avalia que essa é mais uma iniciativa para garantir mais segurança as pessoas contra a disseminação da covid-19 na cidade de São Paulo”.
Não haverá a exigência para eventos com menos de 500 pessoas e outros estabelecimentos, no entanto, há uma “recomendação” das autoridades municipais para que esses locais também exijam o “Passaporte da Vacina”.