Corinthians usa estratégia digital de astros da música para engajamento de fãs
O Sport Club Corinthians Paulista anunciou nesta terça-feira (22) uma parceria com a plataforma de recompensas Socios.com e a fintech de blockchain Chiliz para o lançamento do fan token $SCCP. Com isso, o clube passa a fazer parte e a se beneficiar do crescente mercado global de criptoativos.
O que o Corinthians inicia neste momento é basicamente trilhar o mesmo caminho de astros da música para obter novo fluxo de receita através de seus fãs oferecendo produtos digitais exclusivos. Assim como artistas passaram a oferecer via rede blockchain uma série de artes de discos, meet and greet on-line e NFTs para seu público, alguns clubes de futebol e equipes de Fórmula 1, por exemplo, estão disponibilizando fan tokens para interações de formas inéditas. O Corinthians é um dos primeiros 40 times do mundo (o primeiro de São Paulo) a liberar essa ferramenta para que o usuário participe do dia a dia da vida do clube obtendo, por exemplo, voz em pesquisas para decidir quem deve ser homenageado ou participação em fóruns, competições e promoções de acesso restrito, além de recompensas pela interação.
“Temos o orgulho de anunciar esta parceria com a Socios.com e a Chiliz como resultado de nossa intensa busca por inovações e novas plataformas de engajamento com nossa torcida. Agora, mais de 35 milhões de torcedores no Brasil e muitos mais ao redor do mundo poderão interagir com o Corinthians de formas emocionantes, onde quer que eles estejam. Como nossos tempos exigem muito avanço no ambiente digital, este é um passo importante que comprova nosso foco na modernização”, afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians.
A chegada do clube paulista ao app e ao mercado de criptoativos é comemorada pelos novos parceiros. “Este é realmente mais um marco em nossas parcerias. O Corinthians é um time com uma das maiores torcidas do planeta, com uma base local incrivelmente apaixonada e uma diáspora de torcedores ao redor do mundo, todos querendo uma conexão maior com seu time do coração. Os fan tokens $SCCP darão aos torcedores dessa camisa histórica a chance de desfrutar de uma influência e um engajamento sem precedentes. Este é o início de algo especial para os torcedores, e estamos muito animados com o que será entregue para aos corinthianos em todo o mundo”, diz Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e da Socios.com, que já reúne em sua carteira clubes como Barcelona, Milan, Juventus, Paris Saint-Germain e Manchester City, além das equipes de Fórmula 1 Aston Martin e Alfa Romeo.