Inteligência artificial jamais substituirá criatividade humana, diz Perry Farrell

Redação 89

Inteligência artificial jamais substituirá criatividade humana, diz Perry Farrell imagem divulgação

Perry Farrell, líder do Jane´s Addiction e cofundador do Lollapalooza, foi o convidado da mais recente edição do podcast “Side Jams With Bryan Reesman” (AQUI). O músico debateu inúmeros assuntos no episódio, mas o destaque ficou por conta de sua opinião a respeito da tendência de utilização de recursos que trabalham com inteligência artificial na produção musical.

“Essa tecnologia está chegando, cara, porque vai substituir um monte de empregos. O conceito de Ray Kurzweilé chamado de singularidade. Ele acredita que eventualmente as máquinas assumirão e farão tudo pelo homem. Você ouve isso e diz, ‘Espero que não’. Mas motoristas de transportadoras estão sendo substituídos por carros robóticos, inteligência artificial. E eles [empresas que criam IA] estão começando a escrever música. Eles estão usando supercomputadores do Google e estão alimentando lá coisas de Frank Sinatra, Elvis ou Beatles”, comentou Farrel.

Ele acrescentou: “Há uma longa lista de produtores falando para um supercomputador: ‘Escreva uma música agora usando todas as informações que ouviu’… Um engenheiro amigo meu estava me mostrando tudo isso, e também me dizendo que o que é incrível sobre inteligência artificial é que você essencialmente alimenta o computador [com informações], e então você pede para ele pesquisar, aprender, e então ele começar a te apresentar uma maneira mais rápida, uma maneira mais fácil… mais perfeita de fazer isso”.

Embora a tecnologia consiga lapidar produções de forma muito rápida e precisa, Farrell acredita que isso não é tudo quando você está criando música. “Minha observação é que eles nunca vão substituir um ser humano porque os seres humanos não são perfeitos. Nós somos descolados”, disse o músico, explicando que a imperfeição é algo incrível: “Por que gostamos de ouvir essas pequenas imperfeições como Joy Division, Bob Dylan, Lou Reed, Iggy [Pop]? Por que somos atraídos por eles? Porque imperfeições tornam as pessoas únicas. E se a gente nascesse perfeito, o sistema de vida não funcionaria”.

Neste último fim de semana, Perry Farrell lançou a canção “Mend”, novo single de seu projeto intitulado Kind Heaven Orchestra, que conta com participações de Taylor Hawkins, do Foo Fighters, Elliot Easton, do The Cars, e David Bryan, do Bon Jovi. Utilize o player abaixo e curta um bom som produzido por humanos:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/radiorock/podcastbeta/wp-includes/script-loader.php on line 2876