Há exatos 28 anos, em 13 de maio de 1993, o Stone Temple Pilots lançava “Plush”, segundo single de Core, seu álbum de estreia.
Segundo Scott Weiland, a letra da canção é uma metáfora para um relacionamento fracassado e foi inspirada em um artigo de jornal sobre uma garota que havia sido encontrada morta depois de sequestrada, no início dos anos 1990. Weiland escreveu “Plush” com o baterista Eric Kretz, enquanto que o baixista Robert DeLeo criou a parte melódica inspirado pelo gênero musical ragtime, do início do século 20.
A canção ganhou grande reconhecimento desde que chegou às rádios americanas e se popularizou com seu videoclipe rodando na programação da MTV, o que lhe rendeu o MTV Video Music Award de 1993. No ano seguinte, a música ganhou na categoria de “Melhor Performance de Hard Rock” no Grammy Awards.
Além de ser uma das músicas mais representativas dos anos 90, a canção “Plush” seguiu presente na cultura popular ao aparecer em videogames, como Rock Band 3, e até hoje figura em playlists de melhores músicas de rock de todos os tempos.
Ouvir “Plush” quase 30 anos depois de seu lançamento é uma ótima desculpa para recordar os anos 1990 e prestar um tributo à memória de um dos grandes vocalistas da história do rock: Scott Weiland. É só dar o play ali embaixo:
This post was last modified on 13 de maio de 2021 12:03