Empresa de Elon Musk desenvolve transmissão de música em chip cerebral
Fones de ouvido em breve serão coisa do passado. Pelo menos é isso o que planeja o empresário Elon Musk, comandante de empresas inovadoras como a SpaceX e a Tesla Motors. O cara está desenvolvendo um novo projeto, a ser revelado para a imprensa no dia 28 de agosto, que promete levar o streaming a um nível muito mais avançado. Segundo apurou o site TechCrunch.Com, Musk deverá anunciar o lançamento de um chip capaz de transmitir música diretamente ao cérebro das pessoas.
Neuralink, uma nova empresa recentemente cofundada por Musk, vem desenvolvendo “interfaces cérebro-computador” com a intenção de “ajudar os humanos a acompanhar a inteligência artificial avançada”. A ideia é implantar fios mais finos que o de um cabelo no cérebro de uma pessoa, que se conectaria a uma máquina externa, mas o objetivo é que um dia a conexão entre o ouvinte e o player seja completamente sem fio, diz o TechCrunch.Com.
O site destaca ainda que embora alguns fones de ouvido de alta tecnologia tenham prometido transmitir música “diretamente ao seu cérebro”, eles o fazem enviando vibrações para o crânio, não estimulando neurônios dentro do cérebro, como Musk planeja fazer com sua nova invenção.
Ainda não está claro se as interfaces cérebro-computador de Neuralink serão capazes de transmitir música para os centros auditivos do cérebro para que possamos ouvir uma música simplesmente pensando nela.