Depois de movimentar sua gigantesca base de fãs no início deste ano com o anúncio da chegada de seu 11º álbum de estúdio, o Pearl Jam iniciou ações promocionais dando indícios de que se trataria de um grandioso trabalho, programado para chegar nesta sexta-feira, dia 27 de março.
A banda divulgou no final de janeiro o título, Gigaton, e na sequência seu single de estreia, “Dance Of The Clairvoyants”, que abriu caminho para que a expectativa em cima das demais 11 faixas fosse muito grande, por conta de sua sonoridade diferente de tudo o que o icônico grupo de Seattle havia feito.
“Nós levamos nosso tempo para produzir e isso nos beneficiou a arriscar mais. ‘Dance Of The Clairvoyants’ foi uma tempestade perfeita de experimentação e colaboração real, misturando a instrumentação e criando uma ótima canção”, disse o baixista Jeff Ament, que acrescentou: “Ed ainda escreveu algumas das minhas palavras favoritas… Abrimos novas portas de forma criativa e isso é emocionante”, concluiu.
Sobre o álbum em si, o guitarrista Mike McCready explica: “Fazer este disco foi uma longa jornada… colaborar com meus colegas de banda no Gigaton finalmente me proporcionou maior amor, consciência e conhecimento da necessidade de conexão humana nesses tempos”.
Gigaton chega com suas 12 faixas inéditas e produção de Josh Evans ao lado do Pearl Jam. Quem assina a arte de capa do trabalho que sucede Lightning Bolt, de 2013, é Paul Nicklen, um dos fotógrafos de natureza mais aclamados do mundo. Isso tem tudo a ver com a pegada do disco que é voltada à sustentabilidade.
O título “Gigaton”, por exemplo, é uma unidade de medida de massa equivalente a um bilhão de toneladas. Na climatologia, é usado para estimar a quantidade de gelo que está derretendo nos pólos, uma proporção que vem aumentando drasticamente nos últimos vinte anos.
No player abaixo você confere o novo trabalho do Pearl Jam na íntegra:
Junto do lançamento do novo álbum, a banda disponibilizou o vídeo da faixa “Who Ever Said”:
This post was last modified on 27 de março de 2020 12:03