“Evitar aglomerações é o grande meio de tratamento nesse momento”, diz médico da Prevent Senior
Nesta terça-feira (17), o apresentador PH Dragani entrevistou, por telefone, o médico Dr. Pedro Batista Júnior, também diretor executivo da Prevent Senior, no programa Dois da Tarde.
Batista esclareceu dúvidas sobre a primeira morte no Brasil causada pelo novo Coronavírus, falou sobre os sintomas e disse quais são as melhores medidas de prevenção nesse momento.
Sobre a primeira morte no Brasil:
“A vítima era um paciente de 62 anos, com histórico de diabetes e hipertensão, além de hiperplasia prostática — um aumento da próstata que não é uma doença, é comum em homens mais velhos- de padrão benigno”, explicou.
Ainda segundo o médico, a vítima teve os sintomas da doença quatro dias antes de procurar o serviço de saúde:
“Quando ele procurou o serviço de saúde já apresentava um padrão de tomografia e da parte respiratória alteradas… Então, quando fomos avilar a saturação, ele já havia evoluído para 84% “.
O paciente foi internado no dia 14, falecendo às 16h03 desta segunda-feira (16). O resultado oficial do exame saiu na manhã desta terça-feira (17) em comunicado oficial.
Medidas de segurança:
“Uma situação que é extremamente importante para a população ter cuidado e entender os motivos que levam todos os órgãos governamentais e do próprio país a induzirem uma restrição de contato. É justamente porque esse paciente não havia viajado nos últimos dias… Esse paciente também não relatava ter tido contato com outra pessoa que ele soubesse que tinha coronavírus.. A vítima literalmente contraiu o vírus na própria comunidade (São Paulo)… Isso não é motivo para gerar pânico, nós estamos diante de uma situação que está sendo controlada”, contou o médico.
O doutor ainda destacou a importância de evitar grandes aglomerações, incluindo bares, restaurantes e baladas:
“Quando nós dos meios de saúde induzimos a população a se reter em casa, não fazer tanta circulação, não entrar em meios públicos e evitar grandes aglomerações em bares e baladas, é justamente o grande meio de tratamento nesse momento”, completou.
Acesse o link abaixo e ouça a entrevista completa, disponibiliza na plataforma de Podcasts da 89: