Bjork cria música que se adapta às condições climáticas usando inteligência artificial
Em colaboração com a Microsoft, a cantora Bjork criou uma música com a ajuda da inteligência artificial, baseada nos padrões de mudanças climáticas e na posição do Sol, e que se adapta a isso.
A canção já foi batizada de “Kórsafn”, algo como “arquivo de coro”, na tradução literal do islandês para o português, e conta com sons extraídos dos arquivos musicais da artista, a partir de uma compilação que já completa 17 anos.
Entre os sons usados na criação de “Kórsafn” está o coral de Hamrahlid, fundado na Islândia em 1981, em que Bjork fez parte, e graças às ferramentas de inteligência artificial da Microsoft, a música consegue se adaptar ao nascer e pôr do sol, além de mudanças que acontecem na pressão atmosférica, reorganizando seus arranjos na hora de ser reproduzida. Tudo isso, contando com a ajuda de uma câmera que capta as informações do telhado do hotel Sister City, em Nova York, que já vem reproduzindo a música continuamente.
A visão computacional vai ajudar a Microsoft a treinar a sua inteligência artificial com mais precisão, reconhecendo nuvens mais densas, neves, céu limpo e diferentes pássaros, em diferentes estações e iluminação.
As informações desta nota são do MSN e no player abaixo é possível visitar o hotel Sister City e conferir “Kórsafn” em ação: