“Ob-La-Di, Ob-La-Da”, faixa do Álbum Branco dos Beatles, de 1968, foi declarada a música pop mais perfeita já composta até hoje. Quem deu essa definição foram pesquisadores do conceituadíssimo Instituto Max Planck, na Alemanha, que analisaram 80.000 progressões de acordes diferentes de 700 músicas gravadas entre 1958 e 1991.
De acordo com matéria publicada pelo The Times, eles utilizaram um algoritmo para atribuir uma partitura a cada acorde com base em quão “surpreendente” ele se mostrava comparado ao acorde que o precedia. Sequências foram tocadas sem letras e melodia – para tornar a faixa irreconhecível – e voluntários avaliaram a agradabilidade de cada um deles.
“As músicas que achamos agradáveis alcançam um bom desempenho, mas nos surpreendendo com o resultado”, disse Vincent Cheung. “Ob-La-Di, Ob-La-Da” foi a música mais próxima que os pesquisadores puderam encontrar para a “perfeição popular”.
“Invisible Touch”, do Genesis, “Hooked on a Feeling”, do BJ Thomas, “I Want You Back”, do Jackson 5, “There She Goes”, do The La’s, “When It’s Love”, do Van Halen, e “Red Red Wine”, do UB40 também tiveram alta pontuação no estudo.
This post was last modified on 8 de novembro de 2019 12:03