O rapper Vanilla Ice fez um sucesso estrondoso em 1990 com seu single “Ice Ice Baby”, canção que trazia descaradamente a linha de baixo do sucesso “Under Pressure”, gravado nove anos antes por Queen e David Bowie.
O cara nunca deu os créditos nem para a banda nem para o cantor mesmo com a incrível semelhança, mas o mais estranho é que ele também jamais sofreu qualquer tipo de ação por plágio.
Passados 27 anos desse lançamento e sem jamais ter emplacado outro sucesso no período, Vanilla Ice revelou que na verdade ele é o dono da música.
Em uma entrevista para o Dan Patrick Show, citada pela Ultimate Classic Rock, o rapper afirmou que comprou os direitos sobre a música. “Era uma composição assinada por David Bowie e Queen, então, nem a banda nem o cantor possuíam os direitos reais sobre isso”, comentou.
Vanilla Ice teve uma reunião com Brian May e fez um acerto financeiro. “Era mais barato que pagar uma ação judicial. Então, ‘Under Pressure’ e ‘Ice Ice Baby’ são uma coisa só”, revelou.
A Ultimate Classic Rock ouviu um representante do Queen que classificou a declaração do rapper como “imprecisa” e explicou que a publicação foi apenas “compartilhada”.
A questão sobre os direitos de “Under Pressure” foram levantados na edição desta quinta-feira (13) do The Guardian. O jornal britânico entrevistou um ex-roadie que trabalhou para o Queen e esteve presente nas sessões de gravação na Suíça, que resultaram na badalada canção.
Segundo ele, em 1981 foi gravado um vasto material e isso ainda não teria sido lançado porque ninguém pode dizer ao certo se a gravação pertence ao Queen ou a David Bowie.
Aqui a entrevista de Vanilla Ice para Dan Patrick Show:
No player abaixo você tem a versão de Vanilla Ice, “Ice Ice Baby”:
E aqui a versão original com Queen e David Bowie, “Under Pressure”:
This post was last modified on 14 de julho de 2017 12:03