Na última quinta (13) a Academia Sueca anunciou o cantor e compositor Bob Dylan como o vencedor do Prêmio Nobel 2016 em literatura. No entanto, o músico permaneceu em silêncio, não se pronunciando a respeito do prêmio.
A Academia chegou a declarar ter desistido de contatá-lo depois de uma série de tentativas. “Liguei e enviei e-mails para os colaboradores mais próximos e recebi respostas muito simpáticas. Por enquanto, julgo que é suficiente”, disse a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, em entrevista à rádio pública da Suécia.
Mas, no mesmo dia, Dylan atualizou inesperadamente o site oficial dele informando que teria vencido o prêmio. A declaração apareceu em uma página relacionada à divulgação da coletânea de letras The Lyrics: 1961-2012. É a primeira vez que o músico “reconhece” abertamente a nomeação.
Mesmo que não tivesse reconhecido o prêmio, Dylan ainda continuaria listado como vencedor.
Ele é o segundo músico na história a vencer o prêmio e o primeiro em 103 anos, ates dele apenas Rabindranath Tagore (autor do hino nacional da Índia) havia recebido o título, em 1913.
Ao levar o Nobel de Literatura 2016, Dylan bateu nomes fortes como o japonês Haruki Murakami e americano Philip Roth, além do queniano Ngũgĩ wa Thiong’o.
This post was last modified on 20 de outubro de 2016 12:03