Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe “Pai dos Burros”
Uma expressão popular brasileira que designa dicionário serve de título para “Pai dos Burros”, instalação dos artistas Teresa Berlinck e Julio de Paula, que reúne 400 desenhos e uma peça sonora que revisitam e recriam o “Dicionário do Folclore Brasileiro”, de Luís da Câmara Cascudo, contrapondo-o à memória contemporânea e à internet.
A obra, que estará exposta a partir de 20 de agosto na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com curadoria de Maria Catarina Duncan, é o resultado de uma pesquisa iniciada em 2013 com a utilização de imagem e som.
Trilhando caminhos paralelos, os autores de “Pai dos Burros” se propõem a revisitar e “atualizar” verbetes do Dicionário. Os desenhos de Teresa Berlinck têm como suporte as páginas de uma edição de 1962 da obra, completa e desmontada. Pesquisando no Google Imagens os verbetes destacados no alto de cada página do Dicionário, a artista encontra e seleciona as imagens que servem de base aos desenhos.
A peça sonora multifônica em 10 canais criada por Julio de Paula é baseada em verbetes escolhidos do Dicionário que geraram 50 fragmentos poético-musicais. A intenção é (re)traduzir para a linguagem sonora um repertório oriundo da tradição oral através da articulação de entrevistas e depoimentos, ruídos, trechos musicais e paisagens sonoras extraídos de gravações de campo, sessões com músicos convidados e acervos históricos.
Serviço:
“Pai dos Burros” de Teresa Berlinck e Julio de Paula
Datas: 20 de agosto a 8 de outubro de 2016
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo
Horário: Segunda a sexta das 9h às 21h e sábados das 13h às 20h