Em uma nova entrevista para o site Ultimate-Guitar, Butch Vig o baterista do Garbage, também considerado um dos produtores mais influentes da história, foi questionado sobre a gravação de um dos discos mais importantes do rock and roll e falou:
“Gravamos ‘Nevermind’ bem rápido. Finalizamos o álbum em 16 dias. Eu tinha trabalhado com o Nirvana um ano antes em algumas demos. Bem, não era para serem demos mas sim um disco que deveria ter saído pela Sub Pop. Isso foi antes de Dave Grohl entrar na banda e o que aconteceu é que não terminamos o disco porque Kurt ficou sem voz. Eu mixei as músicas que eles tinham terminado e a banda prensou 100 cópias em fita K7 e distribuiu para amigos”.
Butch disse também, que eles sempre pirateavam o próprio material e de repente todas as gravadoras grandes queriam contratá-los, então eles entraram na onda e assinaram contrato com a Geffen, ainda falou que havia vários produtores grandes com quem eles conversavam, mas não gostaram de ninguém.
Ao ser questionado sobre a primeira música do álbum que ouviu a banda tocar, ele revela que começou em grande estilo e ainda faz um baita elogio ao então baterista Dave Grohl:
“A primeira música que eles tocaram foi ‘Smells Like Teen Spirit’. Eu ficava andando pelo estúdio pensando, ‘Oh meu deus. Isso soa bem pra cacete. Dave é um músico incrível. Realmente é. As pessoas perguntam, ‘Como você conseguiu aquela sonoridade em ‘Nevermind’?’ e 90% dela é Dave Grohl. Eu coloquei os microfones na bateria da forma que normalmente fazia e aquele estúdio, Sound City, é o que é. Mas é a maneira como Dave toca, e ele é tão poderoso”.
Butch Vig tem sido o responsável pelos últimos discos do Foo Fighters, banda liderada por Grohl, foi ele quem trabalhou em Wasting Light (2011) e Sonic Highways (2014).
This post was last modified on 3 de agosto de 2016 12:03