Led Zeppelin é inocentado no julgamento de plágio de “Stairway To Heaven”
O veredicto do julgamento envolvendo Jimmy Page e Robert Plant num possível plágio do clássico “Stairway To Heaven”, de 1971, saiu nesta tarde de quinta (23) com decisão favorável aos renomados músicos.
O júri da corte de Los Angeles determinou que não existem provas suficientes para incriminar os compositores do Led Zeppelin.
A defesa utilizou diversos argumentos, entre eles, a canção “Insensatez”, do brasileiro Tom Jobin, para mostrar que os músicos utilizaram de uma progressão comum, que é encorporada à canções populares há mais de três séculos.
Em 2014, Mark Andes, baixista fundador da banda Spirit, moveu ação contra o Led Zeppelin por uma suposta fraude em “Stairway To Heaven”.
Segundo matéria revista Business Week, o músico alegava inúmeras semelhanças entre a canção do Zeppelin e a música “Taurus”.
Na ocasião, Andes não conseguiu provar para a justiça americana que as músicas são iguais e que o Led Zeppelin também teve acesso ao conteúdo original.
O músico alegava que o Led foi a banda de abertura de uma turnê do Spirit pelos Estados Unidos, no ano de 1968, quando os caras tiveram contato com o material.
Confira as duas músicas e tente achar a semelhança ente elas: