O MoMa (Museu de Arte Moderna) em Nova York apresenta sua primeira exposição dedicada exclusivamente ao trabalho de Yoko Ono, viúva do Beatle John Lennon. A mostra tem como ponto inicial a estreia da artista no MoMA em 1971, quando ela se autodenominava “one woman show”.
Durante os primeiros 11 anos de sua longa carreira, Ono transitava entre Nova York, Tóquio e Londres, sendo uma das pioneiras no desenvolvimento internacional da arte conceitual, filme experimental e arte performática. Porém, naquele tempo ela era uma artista de pouca evidência.
Agora, mais de 40 anos depois, o museu apresenta a exposição não-autorizada Yoko Ono: One Woman Show, 1960-1971, reunindo cerca de 125 de seus primeiros trabalhos, obras sobre papel, instalações, performances, gravações de áudio e filmes, além de materiais de arquivo raramente vistos pelo público.
A exibição inclui também peças feitas com a colaboração de John Lennon, incluindo Bed-In (1969) e a famosa campanha WAR IS OVER! if you want it (1969), expressando o compromisso com a paz mundial. A exposição fica no MoMA até o dia 7 de setembro.
Para mais informações, acesse: MoMa.Org
(Rogéria Vianna, de Nova York)