Lançado em 2011, o The Governors Ball Music Festival chegou à sua 5ª edição consagrando-se como um dos maiores festivais dos Estados Unidos. Realizado no último fim de semana (5 a 7 de junho) em Randall Island, Nova York, o evento atraiu quase 50 mil pessoas por dia. Gente de todas as idades que enfrentou até chuva e lama para curtir som da melhor qualidade em 4 palcos que alternavam ritmos como rock, dance, rap e pop.
The Governors Ball apresentou um lineup de peso, com artistas consagrados e outros que começam a dar sinais de que estão chegando para ficar. Foram cerca de 60 shows: Drake, Florence + the Machine, Björk, Ryan Adams, Echosmith, Streets of Laredo, Tame Impala, Noel Gallagher’s High Flying Birds, Lana Del Rey, The Black Keys, entre outros.
Uma das grandes atrações da primeira noite foi Florence + the Machine. Depois de quase dois meses em recuperação por conta do tornezelo quebrado durante o Festival de Coachella, Florence Welch voltou com tudo e dominou o palco com sua performance. Além de promover seu mais recente álbum “How Big, How Blue, How Beautiful”, a banda ainda tocou faixas de seus 3 álbuns como “Shake It Off”, “Sweet Nothing”, encerrando com o superhit, “Dog Days Are Over”.
A islandesa Björk causou impacto com seu visual sempre ousado: uma roupa que lembrava uma borboleta. Com incríveis efeitos visuais no palco e acompanhada por uma orquestra, cantou diversas músicas de seu álbum mais recente, “Vulnicura”. Uma experiência única para muitos de seus fãs, que se aglomeraram para ver a ícone vanguardista.
A apresentação de Ryan Adams marcou também o encerramento de sua turnê norte-americana. Durante o show, aproveitou para fazer um discurso contra a música eletrônica, provocando: “Tente fazer essa música no seu iPhone”. Com sua banda Cold Roses presenteou os fãs com canções como “Oh My Sweet Carolina”, “Nobody Girl”, “Gimmie Something Good” e a sentimental “New York, New York”.
Domingo, terceiro e último dia, concentrou grandes atrações. A começar pelo show de abertura, com a Streets of Laredo, que vem ganhando crescente destaque no cenário indie folk. Apesar do reduzido público na parte da manhã, a banda do Brooklyn com raízes neozelandesas fez uma apresentação vibrante e animada. Tocou sucessos como “Girlfriend”, “Slow Train” e ainda aproveitou a ocasião para lançar sua nova música “Diamonds”.
E se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre o mérito da banda australiana Tame Impala, sua apresentação provou que Kevin Parker e seus parceiros conquistaram mesmo seu lugar ao sol. Entoaram sucessos como “Elephant”, “Feels Like We Only Go Backwards” e as novas faixas “Cause I’m a Man” e “Let It Happen”. Em clima de anos 60 e com imagens psicodélicas, foi um dos shows mais aclamados do dia, repetindo o sucesso do Coachella.
Apesar de apostar nas faixas de seu novo LP “Chasing Yesterday”, que teve baixo número de vendas, Noel Gallagher’s High Flying Birds fez um grande show. Com seu vocal tranquilo, o lendário roqueiro Gallagher não decepcionou os fãs que esperavam ouvir clássicos do Oasis. E, auxiliado por um poderoso coral do público, cantou os hits “Champagne Supernova” e “Don’t Look Back in Anger”, que fechou a apresentação sob calorosos aplausos.
A última e uma das mais aguardadas atrações da noite foi The Black Keys, que tocou desde seus antigos clássicos a músicas de seu último álbum, “Turn Blue”. O show foi aberto com “Dead and Gone”, passando “Lonely Boy”, “Little Black Submarine”, entre outras. A vibe da banda contagiou a multidão e o duo de riffs eletrizou a noite de Nova York, encerrando com chave de ouro três dias de muita música, alegria e festa, provando que o The Governors Ball entrou de vez no circuito dos grandes festivais do mundo.
Por Rogéria Vianna, de Nova York
Fotos: Tiago de Mattos
This post was last modified on 18 de junho de 2015 12:03