Garbage faz alerta sobre validade de camisinhas
Neste mês de maio o álbum “Version 2.0” da banda americana Garbage completa 17 anos de seu lançamento.
Na época, maio de 1998, a campanha promocional do CD trazia um kit com preservativos personalizados junto ao single “I Think I’m Paranoid”.
Essas camisinhas ajudaram na promoção da música, que se tornou um dos maiores sucessos dos anos 90, e com o tempo viraram peça de colecionador.
O problema é que a validade para utilização dos produtos já passou há pelo menos 13 anos e a preocupação que eles sejam utilizados é grande.
Para que os fãs não tentem usar a camisinha vencida, nesta semana o Garbage aproveitou o aniversário do disco para fazer um alerta via Facebook:
“Os preservativos que ajudaram a promover o álbum Version 2.0 já não são confiáveis”, escreveu a banda em seu perfil oficial na rede.
E o armazenamento de preservativos é algo sério, nunca utilize uma camisinha que esteja guardada há muito tempo em locais abafados, como bolsos de calça, carteiras ou porta-luvas de carro, pois ficam mais sujeitas ao rompimento.
De acordo com o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, o manuseio correto também é muito importante. Abra a embalagem com cuidado – nunca com os dentes ou outros objetos que possam danificá-la. Colocar o preservativo somente quando o pênis estiver ereto. Apertar a ponta da camisinha para retirar todo o ar e depois desenrolar a camisinha até a base do pênis.
Além desses cuidados, também é preciso certificar-se de que o produto contenha a identificação completa do fabricante ou do importador. Observe as informações sobre o número do lote e a data de validade e verifique se a embalagem do preservativo traz o símbolo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia), que atesta a qualidade do produto.
O preservativo masculino, assim como o feminino, é distribuído gratuitamente em toda a rede pública de saúde e em algumas escolas parceiras do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Caso você não saiba onde retirar a camisinha, ligue para o Disque Saúde (136).