30 de janeiro no mundo do rock
Phil Collins faz 64 anos.
Steve Bartek, guitarrista do Oingo Boingo, faz 63 anos.
Marcelo Bonfá, baterista da Legião Urbana, faz 50 anos.
Steve Marriott, guitarrista e vocalista do Humble Pie, completaria hoje 68 anos. Ele morreu em 20 de abril de 1991 em um incêndio.
Há 46 anos (em 69) Os Beatles fizeram a última aparição ao vivo, tocando na cobertura do Apple Studios de Londres. O show durou 42 minutos e só parou porque a polícia chegou para atender as reclamações dos vizinhos.
Em 30 de janeiro de 1971, George Harrison tornou-se o primeiro Beatle em carreira solo a liderar a parada britânica de singles com “My Sweet Lord”.
Há 43 anos (em 72) aconteceu o “Domingo Sangrento”, em Derry, na Irlanda do Norte. 14 pessoas, seis delas menores de idade, foram assassinadas pela polícia porque protestavam contra a dominação inglesa. O caso inspirou a letra de “Sunday Bloody Sunday” do U2.
Há 42 anos (em 73) o Kiss fez o primeiro show da carreira no Popcorn Club (depois rebatizado de Coventry Club), no bairro do Queens, em Nova York. Gene Simmons, Paul Stanley, Ace Frehley e Peter Criss se apresentaram maquiados, mas o visual (a la New York Dolls) era bem diferente daquele com que os fãs se identificariam mais tarde. Segundo a própria banda, três pessoas estavam lá para assistir ao show.
Há 27 anos (em 88) o INXS chegou ao topo da parada americana com o single “Need You Tonight”.