A cidade de São Paulo recebe neste início de novembro dois grandes eventos vinculados a carros e ao automobilismo – e que devem atrair um grande público à cidade que hoje é o principal destino do turismo de eventos e negócios do país, segundo estudos do Ministério de Turismo.
A partir desta quinta-feira (30), até o dia 9 de novembro, acontece o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, no Parque de Exposições do Anhembi, evento que promete reunir cerca de 750 mil pessoas em dez dias de feira.
Já no final de semana de 7 a 9 de novembro será disputada a penúltima etapa do Mundial de Fórmula-1, programada para o Circuito de Interlagos.
Um levantamento sobre o perfil do público que acompanha este tipo de eventos mostra que pelo menos 32,8% das pessoas presentes nestes eventos são turistas de fora da capital. Estes visitantes ficaram em média dois dias e meio na cidade.
O presidente da SPTuris, Wilson Poit, disse que os eventos movimentam toda a cadeia do turismo. “Somente a Fórmula-1 gera R$ 260 milhões e o Salão do Automóvel outros R$ 240 milhões na economia”. Os gastos incluem hospedagem, alimentação, compras e lazer.
Outro dado relevante apontado pela SPTuris, na pesquisa realizada foi o aumento da participação do público feminino em comparação à edição anterior. Em 2010, as mulheres representavam 25,5% do total. Já em 2012, o índice subiu para 29,5%.
Segundo os organizadores, esse aumento também reflete a característica de o evento ser cada vez mais voltado para a família toda, e não apenas ao público masculino.