De acordo com estimativas do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris), o turismo gerado com o evento, que este ano ocorre no autódromo de Interlagos, neste fim de semana, movimentou mais de R$ 58 milhões na economia da cidade no ano passado.
O dado foi obtido depois de uma ampla pesquisa realizada pelo órgão no evento de 2013 e a íntegra desse estudo pode ser conferida AQUI.
O levantamento feito pelo Observatório também apurou o perfil do público do festival em 2013, constatando que quase 58% das pessoas presentes no Lollapalooza eram turistas, o que representa mais de 96,8 mil indivíduos.
Além disso, os principais meios de hospedagem dessas pessoas foram hotel ou flat (33,8%) e casa de amigos ou parentes (29,7%), enquanto 32,1%do público foram e voltaram à residência no mesmo dia.
Uma das questões com as quais a organização do evento se preocupa é que as pessoas priorizem o transporte público para chegar ao local. No site da 89 há dicas para aproveitar os melhores caminhos.
Em 2013, o estudo mostrou que quase 38% foram ao festival de metrô, e este ano, mesmo com a mudança do local de realização do festival, uma das entradas do Autódromo de Interlagos fica a menos de mil metros da estação de trem “Autódromo”, na linha 9 – Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, os eventos musicais e shows de grandes artistas nacionais e internacionais trazem muito retorno para a cidade porque recebem milhares de visitantes.
“As pessoas que vêm aos shows também costumam aproveitar mais alguns dias na cidade, principalmente se for fim de semana, como é o caso do Lollapalooza, já que a vida noturna e cultural paulistanas são famosas e agitadíssimas”, explica.
This post was last modified on 3 de abril de 2014 12:03